terça-feira, 24 de junho de 2008

Até breve!


Chegamos hoje ao fim de mais uma jornada. Olhamos para trás e vemos momentos felizes, outros menos felizes, mas um excelente trabalho por parte de todos.
A AEC-Tic despede-se e aplaude fervorosamente todos aqueles que contribuiram para a sua concretização. Aos Agrupamentos de Freixo, António Feijó e Correlhã, aos coordenadores das escolas, aos alunos, professores, funcionários e encarregados de educação um muito obrigada e, quem sabe, até breve.
Desejo-vos boas férias!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Alunos da E.B.1 de Fornelos

TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação. Nesta Actividade de Enriquecimento Curricular aprendemos a funcionar com o computador, pintámos, desenhámos, escrevemos... Mas do que mais gostámos foi do filme que a professora nos trouxe de surpresa: "Ratatui".
Queríamos agradecer a colaboração da professora, porque nos ensinou os "segredos" de TIC. Estamos muito agradecidos. Adorámos este esperiência!

Professora de TIC,
Nunca a vamos esquecer
Nem da sua dedicação.
Levamo-la connosco
Junto do coração.

Alunos do 3.º ano da Escola Básica de Fornelos

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Acampamento da escola Eb1 de Sandiães




Pela segunda vez, a escola Eb1 de Sandiães participou no acampamento promovido pela Quinta de Pentieiros. Vejam a alegria desta pequenada!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Os andares da floresta

A floresta é como uma grande cidade, cheia de casas e prédios de vários andares, em que cada árvore é um prédio. Ela dá alimento, protecção recreio e comida a muitos animais. Quem são os vizinhos desta cidade?

Vamos começar pela CAVE, debaixo da terra, onde a raposa cava a sua toca sob as raízes de uma grande ávore. É vizinha da toupeira, silenciosa durante o dia e trabalhadora à noite, que de vez em quando come uns insectos que vivem ao lado.

O texugo faz galerias debaixo das árvores, assim como os coelhos. Também o rato e ouriço-cacheiro são vizinhos simpáticos.

A seguir vem o RÉS DO CHÃO, que está ao nível do solo. Lobos, javalis, cavalos, cabras e corças dividem este espaço, mas as relações de visinhança não são as melhores. Aqui podemos encontrar ervas fresquinhas para comer, algumas medicinais e aromáticas e plantas altas para se esconderem e dormirem.

Logo acima temos o 1.º ANDAR, na zona inferior das árvores, tais como os tronos grossos e também os arbustos e as árvores pequenas.

Nesta zona, aves como o melro, o mocho, a coruja e os insectos comem e dormem. A joaninha come os pulgões da folhagem, o pica-pau faz buracos no tronco e o escaraelho faz o ninho na casca, voanado de noite.

No 2.º ANDAR, a meio das ávores, temos os passarinhos que constroem os seus ninhos e os esquilos que se abrigam na folhagem e armazena a comida em buracos, no tronco.

No 3.º ANDAR, ou sótão, vemos insectos e aves no topo das árvores, a espreitar atentamente a paisagem e a coscuvilar a vida dos vizinhos.

Pr fim, temos o TERRAÇO, no céu, onde aves de rapina como a águia e os falcões voam à procura de presas.

In: A minha floresta

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Uma aula diferente!



Os alunos da escola Eb1 de Sandiães decidiram alegrar a sua horta de uma forma diferente. Para isso, pediram ajuda à professora de Tic e com pincéis e tintas coloridas de velho fizeram novo.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Composição da Bruna

Primavera

Já chegou a Primavera. Agora há menos frio. O ar, de madrugada, é fresco. A mata fica mais alegre e divertida. A pomba branca voa para o pombal.
De tarde o sol aquece.
As crianças brincam, lêem livros e traçam riscos no chão.
Bruna Isabel Soares de Lima (Eb1 da Correlhã 2.º ano B)

Sabes por que é que o mar é salgado?


A força das águas vai desgastando as rochas, que contêm muitos sais e minerais. São Substâncias que lhe dão o sabor salgado.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

05 de Junho - Dia Mundial do Ambiente


Todos juntos por um futuro melhor!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O Circo


No dia 3 de junho de 2008 fomos ao circo. Quem organizou este magnífico espectáculo foi a Câmara municipal de Ponte de Lima para festejar o Dia Mundial da Criança.
O circo era enorme e ao seu redor havia enormes bancadas. Estávamos ansiosos.
Quando o circo começou ficamos muito contentes e entrou um magnífico malabarista. Ele usou bolas, arcos... Foi fantástico!
Após este momento veio o coelho e o caçador.
Depois o cozinheiro e o seu ajudante Barbosa que convidou dois espectadores para se fazerem de clientes. O barbosa foi buscar dois copos, mas o copo da senhora estava todo sujo e o Barbosa trocou os copos. No entanto, o cozinheiro obrigou-o a lavar o copo e este obdeceu.
Posteriormente, o cozinheiro mandou-o buscar a ementa e este, despassarado, trouxe uma revista.
Cansado, o cozinheiro mandou-o buscar água e o barbosa vertiu-a por cima do cliente.
Deu-se o intervalo.
Quando regressámos, vimos quatro póneis a correr à volta da pista. Vimos também a grande magia do mágico e da sua assistente e a Minnie e o Mickey que estavam zangados, mas que acabaram por se reconciliar.
Para finalizar vimos os divertidos palhaços: o Bananinha e o Joaquinha.
Gostámos muito do circo! Muito obrigada!
Marta e Liliana (Eb1 de Fornelos - 3.º ano)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Ser Criança é...

Amar a família
Brincar alegremente
Caminhar pelos sonhos
Desfrutar
Explorar os mistérios da natureza
Fantasiar o mundo animado
Gostar do mundo
Habitar num livro de histórias
Implorar por um mundo melhor
Jogar
Ler histórias
Modernizar
Nascer várias vezes
Olhar pelos outros
Partilhar algo especial
Querer ser feliz
Rir, rir, rir...
Saborear a felicidade da vida
Ter imaginação
Unir os homens
Viajar num balão mágico
Xadrezar
Zelar por quem nos ama.

Alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Eb1 de Sandiães

domingo, 1 de junho de 2008

Dia da Criança


Convenção dos Direitos da Criança

Como já deves ter ouvido falar, as Nações Unidas aprovaram uma lei chamada "Convenção sobre os Direitos da Criança". Essa lei tem 54 artigos que explicam cada um dos teus direitos.
Os artigos que não referimos aqui dizem, sobretudo, respeito à forma como os adultos e os governos devem trabalhar em conjunto para que todas as crianças gozem dos seus direitos.

ARTIGO 1º
Todas as pessoas com menos de 18 anos têm todos os seus direitos escritos nesta convenção.

ARTIGO 2º
Tens todos esses direitos seja qual for a tua raça, sexo, língua ou religião. Não importa o país onde nasceste, se tens alguma deficiência, se és rico ou pobre.

ARTIGO 3º
Quando um adulto tem qualquer laço familiar ou responsabilidade sobre uma criança, deverá fazer o que for melhor para ela.

ARTIGO 6º
Toda a gente deve reconhecer que tens direito à vida.

ARTIGO 7º
Tens direito a um nome e a ser registado, quer dizer, o teu nome, o dos teus pais e a data em que nasceste devem ser registados. Tens direito a uma nacionalidade e o direito de conheceres e seres educado pelos teus pais.

ARTIGO 8º
Deves manter a tua identidade própria, ou seja, não te podem mudar o nome, a nacionalidade e as tuas relações com a família e menos que seja melhor para ti. Mesmo assim, deves poder manter as tuas próprias ideias.

ARTIGO 9º
Não deves ser separado dos teus pais, excepto se for para teu próprio bem, como por exemplo, no caso dos teus pais te maltratarem ou não cuidarem de ti. Se decidirem separar-se, tens de ficar a viver com um deles, mas tens o direito de contactar facilmente com os dois.

ARTIGO 10º
Se os teus pais viverem em países diferentes, tens direito a regressar e viver junto deles.

ARTIGO 11º
Não deves ser raptado mas, se tal acontecer, o governo deve fazer tudo o que for possível para te libertar.

ARTIGO 12º
Quando os adultos tomam qualquer decisão que possa afectar a tua vida, tens o direito a dar a tua opinião e os adultos devem ouvir seriamente o que tens a dizer.

ARTIGO 13º
Tens direito a descobrir coisas e dizer o que pensas através da fala, da escrita, da expressão artística, etc., excepto se, quando o fizeres, estiveres a interferir com o direito dos outros.

ARTIGO 14º
Tens direito à liberdade de pensamento e a praticar a religião que quiseres. Os teus pais devem ajudar-te a compreender o que está certo e o que está errado.

ARTIGO 15º
Tens direito a reunir-te com outras pessoas e a criar grupos e associações, desde que não violes os direitos dos outros.

ARTIGO 16º
Tens direito à privacidade. Podes ter coisas como, por exemplo, um diário que mais ninguém tem licença para o ler.

ARTIGO 17º
Tens direito a ser informado sobre o que se passa no mundo através da rádio, dos jornais, da televisão, dos livros, etc. Os adultos devem ter a preocupação de que compreendes a informação que recebes.

ARTIGO 18º
Os teus pais devem educar-te, procurando fazer o que é melhor para ti.

ARTIGO 19º
Ninguém deve exercer sobre ti qualquer espécie de maus tratos. Os adultos devem proteger-te contra abusos, violência e negligência. Mesmo os teus pais não têm o direito de te maltratar.


ARTIGO 20º
Se não tiveres pais, ou se não for seguro que vivas com eles, tens direito a protecção e ajuda especiais.

ARTIGO 21º
Caso tenhas de ser adoptado, os adultos devem procurar ter o máximo de garantias de que tudo é feito da melhor maneira para ti.

ARTIGO 22º
Se fores refugiado (se tiveres de abandonar os teus pais por razões de segurança), tens direito a protecção e ajuda especiais.

ARTIGO 23º
No caso de seres deficiente, tens direito a cuidados e educação especiais, que te ajudem a crescer do mesmo modo que as outras crianças.

ARTIGO 24º
Tens direito à saúde. Quer dizer que, se estiveres doente, deves ter acesso a cuidados médicos e medicamentos. Os adultos devem fazer tudo para evitar que as crianças adoeçam, dando-lhes uma alimentação conveniente e cuidando bem delas.

ARTIGO 27º
Tens direito a um nível de vida digno. Quer dizer que os teus pais devem procurar que não te falte comida, roupa, casa, etc. Se os pais não tiverem meios suficientes para estas despesas, o governo deve ajudar.

ARTIGO 28º
Tens direito à educação. O ensino básico deve ser gratuito e não deves deixar de ir à escola. Também deves ter possibilidade de frequentar o ensino secundário.

ARTIGO 29º
A educação tem como objectivo desenvolver a tua personalidade, talentos e aptidões mentais e físicas. A educação deve, também, preparar-te para seres um cidadão informado, autónomo, responsável, tolerante e respeitador dos direitos dos outros.

ARTIGO 30º
Se pertenceres a uma minoria, tens o direito de viver de acordo com a tua cultura, praticar a tua religião e falar a tua própria língua.

ARTIGO 31º
Tens direito a brincar.

ARTIGO 32º
Tens direito a protecção contra a exploração económica, ou seja, não deves trabalhar em condições ou locais que ponham em risco a tua saúde ou a tua educação. A lei portuguesa diz que nenhuma criança com menos de 16 anos deve estar empregada.

ARTIGO 33º
Tens direito a ser protegido contra o consumo e tráfico de droga.

ARTIGO 34º
Tens o direito a ser protegido contra abusos sexuais. Quer dizer que ninguém pode fazer nada contra o teu corpo como, por exemplo, tocar em ti, fotografar-te contra a tua vontade ou obrigar-te a dizer ou a fazer coisas que não queres.

ARTIGO 35º
Ninguém te pode raptar ou vender.

ARTIGO 37º
Não deverás ser preso, excepto como medida de último recurso e, nesse caso, tens direito a cuidados próprios para a tua idade e visitas regulares da tua família.

ARTIGO 38º
Tens direito a protecção em situação de guerra.

ARTIGO 39º
Uma criança vítima de maus tratos ou negligência, numa guerra ou em qualquer outra circunstância, tem direito a protecção e cuidados especiais.

ARTIGO 40º
Se fores acusado de ter cometido algum crime, tens direito a defender-te. No tribunal, a polícia, os advogados e os juizes devem tratar-te com respeito e procurar que compreendas o que se está a passar contigo.

ARTIGO 42º
Todos os adultos e crianças devem conhecer esta Convenção. Tens direito a compreender os teus direitos e os adultos também.

Assim, pode-se dizer que o Dia Mundial da Criança serve para lembrar um grande problema mundial: o esquecimento dos direitos das crianças.

Retirado do site "Júnior.TE".

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Composição da Matilde


A Primavera

A Primavera é uma estação do ano. Começa no dia 21 de Março.
As crianças começam a vir brincar para a rua e ficam muito felizes.
Na Primavera as andorinhas chegam, as flores e as árvores ficam cheias de flores, as folhas começam a ficar verdes, as casas parecem que ficam com mais cor e as crianças divertem-se a brincar.

Matilde Fernandes Bezerra (Eb1 da Correlhã - 2.º B)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A composição da Beatriz


A Primavera

Na Primavera há flores e as árvores ficam floridas.
O sol fica mais quente e as andorinhas chegam. As crianças brincam na relva e apanham flores.
A Páscoa é na Primavera.

Ana Beatriz Norberto Alves (Eb1 da Correlhã 2.º B)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Composição da Juliana


A Primavera

A Primavera é bonita.
Ela tem flores coloridas e, por isso, eu gosto de vir para cá para fora.
As andorinhas voltam e algumas meninas gostam de fazer ramos de flores para a mãe, o pai, a irmã ou o irmão.

Juliana Martins Caldas (Eb1 da Correlhã - 2.º B)

segunda-feira, 19 de maio de 2008

ar, er, ir, or, ur - O circo chegou à cidade

Os meninos do 1.º ano da escola de Fornelos aprenderam um novo caso de leitura: ar, er, ir, or, ur. E como gostaram tanto do texto do manual de Língua Portuguesa decidiram digitá-lo e mostrá-lo a todos vocês. Vejam como ficou bonito!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Sr. Vereador responde ao nosso e-mail

Os alunos da escola E.B.1 de Fornelos, com a ajuda da professora de TIC, decidiram enviar um e-mail ao Sr. Vereador da Cultura do Município de Ponte de Lima, em forma de agradecimento pela sua colaboração na Visita de Estudo a Lisboa.
O Sr. Vereador respondeu amavelmente ao nosso e-mail e todos nós ficamos muito felizes, porque vimos que a nossa mensagem não ficou no esquecimento.
Ao Sr. Vereador Dr. Franclim Castro Sousa muito obrigado.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Os nosso cartazes



Os alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Básica do 1.º Ciclo de Fornelos decidiram, com a ajuda da professora, colorir a escola com cartazes de sensibilização à preservação do ambiente.
Vejam como ficaram bonitos!

domingo, 4 de maio de 2008

Para ti, querida Mãe


Neste dia tão especial decidimos presentear a nossa mãe com este marcador de livro. Vejam como ficou bonito!

terça-feira, 29 de abril de 2008

Vamos Estudar

Já lá vai o campo
Já lá vai o rio
Já lá vai o mar
Já chegou o frio
Já chegou a escola
Vamos estudar!

Se queremos ser bons
Estudantes alegres
Vamos trabalhar
A vida não é descanso
A nossa é também estudar!
Ana Rita Lima Rodrigues (3.º ano)
Centro Educativo da Ribeira

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Um Eco-Estudante


Como sabes, os resíduos podem ser uma fonte de energia. Por isso, é melhor reciclá-los. Assim, os nossos amiguinhos inscritos no programa Eco-Escolas preparam um código paraser conhecido por todos nós.
Eco-Código Nacional

Um Eco-Estudante tem categoria,
cuida da escola de noite e de dia!

Um Eco-Estudante conhece o vidrão,
junta as garrafas, não as deita no chão!

Um Eco-Estudante ama a Natureza:
deita as latas no latão,
e os plásticos no plasticão,
tudo separado com destreza!

Um Eco-estudante não deita papéis pró chão,
coloca-os no papelão!

Um Eco-Estudante precisa de andar milhas,
mas lá bem no fundo encontra o papa-pilhas!

Um Eco-estudante sabe reciclar,
por isso o lixo vai separar!

O Fávio Malheiro é um aluno do 3.º ano do Centro Escolar da Ribeira e decidiu dar esta cópia à professora para colocar no blog. Diz que não tem muito jeito para redações e por isso esmerou-se em escolher uma cópia bem interessante do seu manual de Língua Portuguesa.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Vejam o nosso prospecto

25 de Abril - Dia da Liberdade



Os corações exultaram de alegria e as janelas encheram-se de bandeiras e de cravos vermelhos: os soldados puseram cravos vermelhos nas espingardas, e as mulheres esqueceram-se do jantar e das limpezas da casa e correram para a rua com os filhos ao colo e cravos vermelhos ao peito, chorando e rindo, comovidas e confusas; as pessoas que tinham sido expulsas e obrigadas a refugiar-se longe regressaram; as portas das cadeias abriram-se e os presos voltaram a casa; os jovens vieram da guerra, felizes por estar de novo rodeados dos amigos e abraçar os pais e os irmãos; e os meninos e as meninas puderam pela primeira vez dar as mãos e falar e olhar-se, caminhando lado a lado sem medo de acusações nem de castigos.

Manuel António Pina O Tesouro

quarta-feira, 23 de abril de 2008

23 de Abril - Dia Mundial do Livro

Com um livro posso...

Aprender, amar, acreditar
Brincar e beber as suas palavras
Contar, crescer, conhecer
Descobrir príncipes e princesas
Encontar novas amizades
Fintar as palavras
Ganhar conhecimentos
Histórias criar
Imaginar bruxas e fantasmas
Jurar que fui à lua
Levantar voo numa nave espacial
Morrer de amor
Novas coisas descobrir
Ouvir, olhar e ocultar
Pintar o mundo com cores vivas
Querer saber mais
Recordar as minhas memórias
Sorrir todos os dias
Tocar o céu
Unir as pessoas
Viajar para longe
Xotar as palavras
Ziguezaguear sem parar

Eb1 Igreja Fornelos

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Comentário do Filme Ratatui

O filme que vi na aula de TIC, “Ratatouille”, como já todos devem saber, foi galardoado como “O filme mais animado do Ano” e é sem dúvida alguma muito animado.
Ao longo do filme, não houve partes que gostei mais ou que gostei menos. Para mim é excepcional e por isso gostei de tudo.

Eb1 de Fornelos - Duarte (3.º ano)

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ratatui



Um rato chamado Remy sonha tornar-se num grande chefe francês, mesmo contra os desejos da sua família e do problema de ser um rato numa profissão totalmente inapropriada para roedores. Quando o destino o leva aos esgotos de Paris, Remy vê-se na situação ideal, debaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau.
Apesar dos aparentes perigos de ser um inadequado – e certamente indesejado – visitante na cozinha de um fino restaurante francês, a paixão de Remy pela arte culinária não demora a colocar em marcha acelerada uma engraçadíssima e electrizante corrida de ratos que invade o mundo da culinária parisiense.
Remy sente-se então dividido entre a sua vocação e a obrigação de voltar para sempre à sua prévia existência de rato. Ele aprende a verdade sobre a amizade, a família e entende que a sua única opção é a de aceitar quem ele é realmente um rato que deseja ser um chefe de cozinha.

terça-feira, 1 de abril de 2008

1 de Abril - Dia das Mentiras

Hoje em dia, o 1º de Abril é um dia especial para pregar partidas e mentiras aos outros para todos nos rirmos um bocadinho dos sustos e enganos que causámos.

É uma bela altura para pôr sal no açucareiro e açúcar no saleiro, é dia de pregar partidas para nos divertirmos, porque pregar partidas por maldade, é ser mau.
Quatro regras para as partidas do Primeiro de Abril:

1 - Não se pode magoar ou fazer mal à pessoa.
2 - A vítima tem de acreditar (ou não estar nada à espera).
3 - A vítima, quando descobre, tem pelo menos de sorrir.
4 - Nessa altura tem de se gritar: "1º de Abril!".

Para os adultos é sobretudo nos jornais e na televisão que se inventam histórias que são grandes mentiras, mas que têm de parecer verdade. A piada é tentar-se adivinhar se é mesmo verdade... ou não.

domingo, 23 de março de 2008

Páscoa Feliz


A professora da Actividade de Enriquecimento Curricular - TIC - deseja-vos uma Páscoa Feliz!

sexta-feira, 21 de março de 2008

Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta


21 de Março

Dia da Árvore e Dia Mundial da Floresta

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo e, em Portugal, comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

quarta-feira, 19 de março de 2008

19 de Março - Dia do Pai





O Pai é, sem dúvida, muito especial para todos nós. Por isso, juntamente com a professora de TIC, decidimos criar um postal através do programa Microsoft Publisher. Vejam como ficaram bonitos!

Postais realizados pelos alunos das Escolas E.B.1 da Correlhã e Centro Educativo da Ribeira

sexta-feira, 14 de março de 2008

Os ovos de Fabergé


Os ovos de Páscoa, que os membros da família real e os nobres e ricos de antigamente davam uns aos outros, eram muito diferentes dos tradicionais ovos pintados do povo.
Eram feitos de ouro e prata e decorados com esmalte, pedras preciosas e desenhos em miniatura.
Os ovos de Páscoa mais espectaculares eram os encomendados pelo czar da Rússia a Fabergé (um joalheiro russo muito conhecido), no fim do séc. XIX, e que ficaram famosos em todo o mundo.
O Czar começou esta tradição em 1885. Todos os anos encomendava um ovo ao joalheiro da corte, Peter Carl Fabergé, como presente para a sua esposa, a Imperatriz Maria Teodora.
Depois da morte do Czar, o seu filho, continuou a tradição, encomendando anulamente dois ovos à empresa: um para a mãe e outro para a esposa.
Ao todo, foram feitas 56 destas obras primas produzidas entre 1885 e 1917, embora somente 10 delas tenham permanecido na Rússia.
Cada ovo de Páscoa era trabalhado pelos mestres da empresa de Fabergé ao longo de quase um ano.
Desenhistas, ourives e especialistas em prata, joalheiros, cortadores de pedras, esmaltadores e escultores participavam da sua preparação. A última palavra, contudo, era sempre de Fabergé.
O tema e a forma de cada ovo de Páscoa Imperial eram únicos. Alguns celebravam temas íntimos da família e outros honravam eventos notáveis na vida do Estado russo e da família imperial.
A fantasia criativa dos artistas da empresa Fabergé não tinha paralelo.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Dicionário TIC

Arroba (@)
A arroba usa-se nos endereços de correio electrónico, colocado antes do domínio.
Pode dizer-se "arroba" ou "at" ("em", em inglês - lê-se "et").

DICA
Não confundas:
- se tem @ é um endereço de e-mail.
- se tem www é um site.
As duas coisas juntas não é nada... É disparate!

Anexo ("attachment", em inglês)
Esta palavra aparece normalmente em inglês ("attachment") e significa que há (ou que se pode pôr) um ficheiro (documento, imagem, etc.) anexo à mensagem.

Bit
É uma das medidas usadas em informática para medir quantidades de informação: 8 bits = 1 byte.

Bookmark
Com uma "bookmark" (marca/marcador de livro) podem-se "marcar" os endereços das páginas preferidas. Habitualmente está na barra superior, e chama-se "favoritos" (ou "favorites", em inglês).

Browser
O browser é o programa que temos instalado no computador e nos possibilita aceder à Internet. Há vários tipos de browser.

Bug
É uma falha num programa, numa aplicação ou no computador. É aborrecido e às vezes impede que se funcione normalmente ou que as coisas corram como deviam.

Byte
É outra das medidas usadas em informática para medir quantidades de informação: 1 byte =8 bits.

Cache
Espaço de armazenamento temporário. É o nome que se dá à memória do disco rígido do computador que guarda os dados recentes, para que, se esses dados forem pedidos outra vez pouco tempo depois, não demorem muito tempo a carregar.
Para actualizar esta memória (se algo tiver sido mudado entretanto) é bom fazer o "refresh" (actualizar) - na barra superior.

Comércio electrónico ("e-commerce", em inglês)
É tudo o que se vende e compra através da internet.

Crash
É um termo inglês que serve para descrever quando um programa ou um sistema operativo encrava ou altera o funcionamento normal.

Domínio
É o nome da empresa ou marca que tem alojado o servidor. Mais simplesmente, é o que vem a seguir à @.

Download (em português "descarregar")
Significa descarregar (passar, transferir) um ficheiro de uma determinada página da Internet para o nosso computador.

E-mail (webmail ou, em português, correio electrónico)
É o correio electrónico. Diz-se das mensagens enviadas (como cartas de correio) e é também o sistema ou programa que possibilita enviá-las e recebê-las.

FAQ
É o conjunto de algarismos que é dado a cada computador ligado à Internet e que serve como seu endereço. Não se vê.
Também aparece em alguns sites em inglês, mas significa Frequently Asked Questions = Questões Mais Frequentes (sobre um dado assunto).

Firewall
É um programa ou um equipamento que protege uma rede de computadores, restringindo o acesso a zonas determinadas. A tradução (para se perceber melhor) é "parede corta-fogo" e assim entende-se mais claramente a sua função. Evita o acesso a alguns sites pouco seguros ou a entrada em alguns sites.

Freeware
É um programa que se pode descarregar para o nosso computador e é gratuito.

FTP
Traduzindo, é File Transfer Protocol e chama-se assim a um procedimento (diz se, neste caso, protocolo) que dá para transferir ficheiros de páginas da Internet (ver "download").

Gif
É uma das extensões (as três últimas letras de um ficheiro. Neste caso é: .gif) de um dos tipos possíveis de ficheiro de imagem.

Hacker
Pessoa que tem como desafio ultrapassar barreiras informáticas, acedendo a sites ou páginas de acesso restrito, sem autorização.
Um cracker é o mesmo, mas com actividade criminosa.

Hiperligação (em inglês "hyperlink" ou, mais habitualmente, "link")
Existe quando num texto ou imagem de uma página na internet há uma ligação (link) a outra página, que se activa clicando sobre essa palavra ou imagem.
Nota-se bem pois, passando com o rato, aparece a mãozinha e depois (voltando atrás) muda de cor. Normalmente vem sublinhado.

Homepage (em português "página de entrada")
É a página de entrada de um site, a primeira que se vê. É como se fosse a capa de um livro.

HTML (sigla de HyperText Marker Language)
É a linguagem mais utilizada para construir páginas na internet.

Internet
É a rede mundial de comunicação por computador - via ligação telefónica - que permite trocar mensagens e aceder a muita informação.

IRC (webIRC - sigla de Internet Relay Chat)
É o nome mais técnico para o "chat" ou "sala de conversa". Há imensas na internet, temáticas ou não. É também o serviço que torna possível que vários utilizadores da internet comuniquem entre si, em tempo real e em modo de texto.

ISP (sigla de Internet Service Provider)
Significa Internet Service Provider e é o serviço que permite o acesso à Internet. Em português diz-se: Fornecedor de Acesso à Internet.

Java
Linguagem de programação.

JPEG
É uma das extensões (as três últimas letras de um ficheiro. Neste caso é: .jpg) de um dos tipos possíveis de ficheiro de imagem.

Kbps
Quer dizer kilobits por segundo. É a unidade que mede a velocidade de transmissão de informação.

Largura de Banda
É a velocidade máxima que pode atingir uma ligação à Internet. Agora com a banda larga... é mais rápido!

Mailing List
São listas de pessoas (os seus e-mails) registadas num dado site que o fizeram para receberem mensagens por correio electrónico - querem receber informação, novidades, etc. Depois, estando nas mailing lists, recebem-se newsletters...

Megabyte (Mb)
É outra das medidas usadas em informática para medir quantidades de informação, tal como o bit e o byte. Cientificamente são 220 bytes (= 1,048,576 bytes), mas normalmente fala-se em 1 milhão de bytes. A abreviatura é: MB.

Mensagens de correio electrónico
São mensagens que são enviadas electronicamente (através do correio electrónico/webmail/e-mail) e que podem ter ficheiros anexos, de texto e/ou imagem.

Modem
É o nome do aparelho que faz a ligação (por linha telefónica) do computador à internet.

Navegar
Seguir de uma página para a outra seguindo as ligações (links).

Newsgroups
São grupos de utilizadores da internet que, juntos, e por pertencerem a um "newsgroup", trocam ideias, informações e opiniões entre si. O que os distingue é que todas as mensagens são visualizadas por todos os membros. Também se chamam grupos de discussão.

Newsletter
São mensagens tipo "jornal" que se enviam regularmente. Vê também o que diz em "Mailing List".

Proxy
É um sistema que regista no seu disco a informação relativa aos locais onde os utilizadores acedem e, quando um utilizador tenta aceder a um local onde outro já acedeu antes, faz com que esse acesso seja muito mais rápido. É mais ou menos como a função da cache do computador.

Servidor (Em inglês: Server)
É o computador central que gere e passa a informação a outros computadores que a ele estão ligados em rede (ou, por exemplo, é aquele que se está a utilizar para aceder à Internet).

Spamming
É o envio, por listas de e-mail não organizadas e sem as pessoas pedirem, de informação que não interessa a um grande número dessas pessoas que logo que a recebem consideram-na "lixo".

TCP/IP (sigla de Transmission Control Protocol/Internet Protocol)
É um protocolo (conjunto de regras e normas) que define o conjunto dos conceitos técnicos utilizados pelos computadores para funcionar com a internet.

URL (sigla de Uniform Resource Locator)
É o endereço das páginas de Internet (por exemplo:http://www.junior.te.pt). Normalmente começa com o "http", mas basta escrever o "www" ou às vezes só o que vem a seguir...
Não confundir com um endereço de e-mail!

WYSIWYG (acrónimo de What You See Is What You Get)
Aquilo que se vê no écrã, enquanto se trabalha, é igual ao resultado final, quando se programa ou se visualiza algo.

WWW (sigla de: World Wide Web)
É o universo de todas as páginas de Internet que existem em todo o mundo.

Zip
Criar um ficheiro .zip é um modo de compactar ficheiros através do programa PKZip ou WinZip. É uma boa solução para armazenar ou transferir ficheiros.

terça-feira, 4 de março de 2008

Dia de Ponte de Lima

“Em nome de Deus e da indivisa Trindade, eu a Rainha D. Teresa, filha do Rei Afonso, saúdo-vos no Senhor. Hei por bem fazer vila o supramencionado lugar de Ponte, e aí faço couto, e assim o decreto e quero que isto tenha a força e firmeza para todo o sempre desde hoje, 4 de Março da era de 1163
(ano de Cristo 1125).”

Foral de Ponte de Lima, D. Teresa, 1125

Hino de Ponte de Lima

Nasci à beira do Rio Lima,
Rio saudoso, todo cristal,
Daí a angústia que me vitima,
Daí deriva todo o meu mal.

É que nas terras que tenho visto,
Por toda a parte por onde andei,
Nunca achei nada mais imprevisto,
Terra mais linda nunca encontrei.

São águas claras sempre cantando,
Verdes colinas, alvor de areia,
Brancas ermidas, fontes chorando,
Na TREMULINA DA "LUA CHEIA".

Se é funda a mágua que me exaspera,
Negra saudade que me devora...
Regresso a ti - Volta a Primavera,
À noite escura segue-se a aurora.

Oh meus Amigos, quando eu morrer,
Levai meu corpo despedaçado.
Na minha terra, já sem sofrer,
Dormir eu quero mais descansado.

Belos domingos os das aldeias,
Manhãs serenas, que alegrias,
Um Deus amável até as feias,
Leva cantando à romaria.

Danças alegres há pelas eiras,
Cantigas tristes pelas quebradas,
Capelas brilham entre roseiras,
As flores sorriem ás namoradas.

Rindo e sonhando, passam as horas,
Pelos outeiros do meu lugar,
Lábios risonhos tintos de amoras,
Bocas vermalhas sempre a cantar...

Versos de António Feijó
Música de Amílcar Morais

segunda-feira, 3 de março de 2008

Ecoponto Azul - Papelão


O QUE PODES DEPOSITAR:

- embalagens de cartão liso, compacto e canelado, como por exemplo: caixas de cereais, invólucros de cartão, caixas de encomendas;
- embalagens de cartão para líquidos alimentares, tais como: pacotes de sumo, pacotes de leite;
- embalagens de papel e papel de embrulho;
- jornais;
- revistas, papel de escrita, envelopes.

O QUE NÃO PODES DEPOSITAR:

- embalagens que tenham contido resíduos orgânicos ou gorduras: pacotes de batatas fritas, pacotes de manteiga e margarina, caixas de pizza, fraldas;
- embalagens que tenham contido resíduos tóxicos e perigosos: sacos de cimento, embalagens de produtos químicos, papéis metalizados e plastificados sujeitos a tratamentos especiais;
- outros objectos que não sejam embalagens.

Ecoponto Amarelo - Embalão


O QUE PODES DEPOSITAR:

-embalagens de plástico e metal;
-garrafas e garrafões de plástico;
-sacos de plástico limpos;
-esferovite;
- pacotes de leite;
-latas de refrigerante...

O QUE NÃO PODES DEPOSITAR:

-electrodomésticos;
-pilhas e baterias;
-tachos, panelas e talheres;
-embalagens de óleos, combustíveis e margarinas...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Vamos reciclar


A separação de resíduos é , sem dúvida, muito importante. Por isso, decidimos arranjar uns caixotes velhos e pintá-los adequadamente para separarmos o lixo na nossa escola.

Alunos do 1.º ano da Escola E.B.1 de Fornelos

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Microsoft Publisher

A Princesa dos meninos da Escola Básica do 1.º Ciclo de Sandiães fez anos na passada quinta-feira. Porque gostamos muito dela, fizemos-lhe uma surpresa na aula de Tic: um postal. Vejam como ficou amoroso!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Dia dos Namorados

Sabe-se que o dia de S. Valentim só foi aceite pela Igreja Católica como forma de cristianizar um ritual pagão que se realizava todos os anos em Roma.
Os romanos tinham uma espécie de ritual para a passagem dos jovens para o mundo dos adultos. Era o festival da fertilidade.
No dia 14 de Fevereiro, prestava-se homenagem a Juno, a deusa casamenteira dos romanos e no dia seguinte, começava a festa de Lupercália.
Na noite da véspera desta comemoração, os nomes da raparigas romanas eram escritos em pequenos papiros ou folhas e colocados em jarrões.
Cada jovem rapaz de Roma ia até lá e tirava um, e a rapariga cujo nome tivesse retirado do jarrão seria sua companheira durante todo o festival. Às vezes, o emparelhamento durava o ano inteiro, acabando até em casamento!
Durante a implantação da Igreja Católica, esta tentou acabar com os elementos pagãos destes rituais, substituindo o nome das festividades pelo de santos.
Como o festival de Lupercália acontecia em meados de Fevereiro, nada melhor do que escolher S. Valentim para o apadrinhar.
E assim começou o dia de S. Valentim!

Romeu e Julieta, uma grande história de amor

Romeu e Julieta, dois amantes da peça de teatro de William Shakespeare, são provavelmente o mais famoso casal de todas as histórias de amor.
Filhos de duas famílias rivais italianas (os Capuleto e os Montéquio), Romeu e Julieta apaixonaram-se perdidamente.
Como não podiam assumir o seu amor por causa do ódio das suas famílias, resolveram fugir e casar às escondidas.
O pior aconteceu quando, no meio de um elaborado plano que mete poções e muitos enganos, Romeu pensa que Julieta está morta. Ele não tendo qualquer razão de viver, suicida-se.
Quando Julieta, que estava num estado de letargia, acorda e vê Romeu morto ao seu lado, faz o mesmo que ele.
Dessa forma triste termina uma das mais belas histórias de amor.
Hoje em dia, mais de 400 anos depois da primeira apresentação da peça, Romeu e Julieta continuam a ser os símbolos do amor perfeito.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Desfile de Carnaval

Hoje é dia de desfile de Carnaval nas escolas.
Os meninos e meninas saem às ruas e desfilam os seus fatos carnavalescos de acordo com o tema escolhido.
Vê-se o entusiasmo no rosto de cada um, acertam-se os últimos preparativos, saem à rua e lançam-se as serpentinas e os confettis.
É um verdadeiro dia de festa!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Slide Show Carnaval



Desenhos realizados pelos alunos do 1.º ano da Escola Eb1 de Fornelos

Máscara de Carnaval





O preparativos para o cortejo de amanhã estão quase prontos, mas porque não realizar uma pequena máscara para as nossas brincadeiras?
Foi isso mesmo que fizemos hoje na aula de Tic. E olha que ficaram bem bonitas, não achas?

Eb1 de Fornelos - 3.º e 4.º anos

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Pintura e desenho em simetria

Hoje a actividade dos alunos do 1.º ano da escola EB1 de Fornelos foi bastante diferente da habitual.
O Carnaval aproxima-se e por isso pintaram e desenharam, em simetria, um bonito palhaço. Atentamente, observaram as cores e a metade do desenho e completaram o seu palhaço. Vejam como ficou bonito!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O Carnaval na escola


No dia 5 de Fevereiro é o Carnaval e os meninos vestem as máscaras.
Este ano, eu e os meus amigos vamos de ecopontos, mas há quem se mascare de princesa, flores, borboletas, rei, polícias...
Ana Beatriz - 2.º ano, Eb1 da Correlhã

No ano passado fomos de ecoponto e neste Carnaval vamos de ecoponto amarelo, verde e azul. Mas no ano passado eu queria iter ido de borboleta. Não faz mal, ficará para uma próxima.

Juliana - 2.º ano , Eb1 da Correlhã

No Carnaval vamos de ecopontos azul, amarelo e verde, mas no ano passado eu fui de mãe natureza e no anterior de capuchinho vermelho.
O Carnaval é a 5 de Fevereiro e no dia 15 de Fevereiro faço anos e o meu pai também.
Bruna Lima - 2.º ano, Eb1 da Correlhã

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

PowerPoint "O Nevão"

PowerPoint realizado pelos alunos da Turma 6 do Centro Educativo da Ribeira

PowerPoint "Tudo ao contrário"

PowerPoint realizado pelos alunos da Turma 6 do Centro Educativo da Ribeira

PowerPoint "Eco-Escolas"

PowerPoint realizado pelos alunos da Turma 6 do Centro Educativo da Ribeira

PowerPoint "Uma Maria especial"

PowerPoint realizado pelos alunos da Turma 6 do Centro Educativo da Ribeira

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Senhor Inverno


Quando o Inverno chegou, resolveu soprar as folhas que o Outono deixara no chão. Era um grande soprador. Soprou tanto que outras folhas caíram e o Inverno culpou o Outono de todo aquele desmazelo:
- É impossível ter a terra arrumada com um Outono tão cuidadoso - disse enquanto soprava.
- Se eu fosse assim, a pobre Primavera teria que trabalhar até ao verão para limpar a terra de tanta folha caída!

Texto escolhido pelos alunos do 2.º ano da escola Eb1 da Correlhã para a exploração do programa Microsoft Word.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

"Como nasce a Amizade"

Hoje o Vitor trouxe um livro diferente e pediu à professora que o lesse aos seus colegas.
Puxaram a manta do cantinho de leitura, tiram os sapatitos e escolheram a sua almofada. Depois, atentamente ouviram a história.
"Como nasce a Amizade" conta a história de seis crianças que descobrem como pode ser maravilhoso partilhar e como isso nos faz sentir tão bem!
À medida que a história era lida, abriam-se as abas e descobria-se como o simples acto de partilhar alegra o dia de toda a gente.
Vale a pena ler!

Eb1 de Fornelos - 1.º ano

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Medidas de Comprimento

Como sabemos, as medidas de comprimento são muito importantes para o nosso dia-a-dia, mas por vezes fazer as devidas reduções torna-se um pouco complicado.
Por essa razão, os alunos do 4.º ano da escola Eb1 de Fornelos resolveram ajudá-lo. Observe a tabela realizada por eles.
Eb1 de Fornelos - 4.º ano

Numeração Romana


Com a ajuada da professora, os alunos do 3.º ano da escola Eb1 de Fornelos criaram uma tabela sobre a numeração romana e acharam simpático partilhá-la com todos vocês.

Eb1 de Fornelos - 3.º ano

domingo, 6 de janeiro de 2008

Dia de Reis

Hoje é dia de Reis!
Como todos sabemos, o Menino Jesus nasceu a 25 de Dezembro e como tal também ele foi presenteado. Não no dia em que nascera, mas 11 dias depois (6 de Janeiro), por três Reis Magos vindos do Oriente.
Belchior, Gaspar e Baltasar viram uma estrela que os conduziu até ao Menino. Ao chegarem ao seu destino, presentiaram o Menino com Ouro, oferecido por Belchior, Incenso, por Gaspar e Mirra, por Baltasar. Eram presentes bem diferentes daqueles que costumamos receber!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Escola Bio - Eb1 de Sandiães


A escola Eb1 de Sandiães criou um blog, no âmbito da Actividade de Enriquecimento Curricular - TIC.
Dê uma espreitadela e deixe o seu comentário!