terça-feira, 24 de junho de 2008

Até breve!


Chegamos hoje ao fim de mais uma jornada. Olhamos para trás e vemos momentos felizes, outros menos felizes, mas um excelente trabalho por parte de todos.
A AEC-Tic despede-se e aplaude fervorosamente todos aqueles que contribuiram para a sua concretização. Aos Agrupamentos de Freixo, António Feijó e Correlhã, aos coordenadores das escolas, aos alunos, professores, funcionários e encarregados de educação um muito obrigada e, quem sabe, até breve.
Desejo-vos boas férias!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Alunos da E.B.1 de Fornelos

TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação. Nesta Actividade de Enriquecimento Curricular aprendemos a funcionar com o computador, pintámos, desenhámos, escrevemos... Mas do que mais gostámos foi do filme que a professora nos trouxe de surpresa: "Ratatui".
Queríamos agradecer a colaboração da professora, porque nos ensinou os "segredos" de TIC. Estamos muito agradecidos. Adorámos este esperiência!

Professora de TIC,
Nunca a vamos esquecer
Nem da sua dedicação.
Levamo-la connosco
Junto do coração.

Alunos do 3.º ano da Escola Básica de Fornelos

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Acampamento da escola Eb1 de Sandiães




Pela segunda vez, a escola Eb1 de Sandiães participou no acampamento promovido pela Quinta de Pentieiros. Vejam a alegria desta pequenada!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Os andares da floresta

A floresta é como uma grande cidade, cheia de casas e prédios de vários andares, em que cada árvore é um prédio. Ela dá alimento, protecção recreio e comida a muitos animais. Quem são os vizinhos desta cidade?

Vamos começar pela CAVE, debaixo da terra, onde a raposa cava a sua toca sob as raízes de uma grande ávore. É vizinha da toupeira, silenciosa durante o dia e trabalhadora à noite, que de vez em quando come uns insectos que vivem ao lado.

O texugo faz galerias debaixo das árvores, assim como os coelhos. Também o rato e ouriço-cacheiro são vizinhos simpáticos.

A seguir vem o RÉS DO CHÃO, que está ao nível do solo. Lobos, javalis, cavalos, cabras e corças dividem este espaço, mas as relações de visinhança não são as melhores. Aqui podemos encontrar ervas fresquinhas para comer, algumas medicinais e aromáticas e plantas altas para se esconderem e dormirem.

Logo acima temos o 1.º ANDAR, na zona inferior das árvores, tais como os tronos grossos e também os arbustos e as árvores pequenas.

Nesta zona, aves como o melro, o mocho, a coruja e os insectos comem e dormem. A joaninha come os pulgões da folhagem, o pica-pau faz buracos no tronco e o escaraelho faz o ninho na casca, voanado de noite.

No 2.º ANDAR, a meio das ávores, temos os passarinhos que constroem os seus ninhos e os esquilos que se abrigam na folhagem e armazena a comida em buracos, no tronco.

No 3.º ANDAR, ou sótão, vemos insectos e aves no topo das árvores, a espreitar atentamente a paisagem e a coscuvilar a vida dos vizinhos.

Pr fim, temos o TERRAÇO, no céu, onde aves de rapina como a águia e os falcões voam à procura de presas.

In: A minha floresta

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Uma aula diferente!



Os alunos da escola Eb1 de Sandiães decidiram alegrar a sua horta de uma forma diferente. Para isso, pediram ajuda à professora de Tic e com pincéis e tintas coloridas de velho fizeram novo.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Composição da Bruna

Primavera

Já chegou a Primavera. Agora há menos frio. O ar, de madrugada, é fresco. A mata fica mais alegre e divertida. A pomba branca voa para o pombal.
De tarde o sol aquece.
As crianças brincam, lêem livros e traçam riscos no chão.
Bruna Isabel Soares de Lima (Eb1 da Correlhã 2.º ano B)

Sabes por que é que o mar é salgado?


A força das águas vai desgastando as rochas, que contêm muitos sais e minerais. São Substâncias que lhe dão o sabor salgado.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

05 de Junho - Dia Mundial do Ambiente


Todos juntos por um futuro melhor!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O Circo


No dia 3 de junho de 2008 fomos ao circo. Quem organizou este magnífico espectáculo foi a Câmara municipal de Ponte de Lima para festejar o Dia Mundial da Criança.
O circo era enorme e ao seu redor havia enormes bancadas. Estávamos ansiosos.
Quando o circo começou ficamos muito contentes e entrou um magnífico malabarista. Ele usou bolas, arcos... Foi fantástico!
Após este momento veio o coelho e o caçador.
Depois o cozinheiro e o seu ajudante Barbosa que convidou dois espectadores para se fazerem de clientes. O barbosa foi buscar dois copos, mas o copo da senhora estava todo sujo e o Barbosa trocou os copos. No entanto, o cozinheiro obrigou-o a lavar o copo e este obdeceu.
Posteriormente, o cozinheiro mandou-o buscar a ementa e este, despassarado, trouxe uma revista.
Cansado, o cozinheiro mandou-o buscar água e o barbosa vertiu-a por cima do cliente.
Deu-se o intervalo.
Quando regressámos, vimos quatro póneis a correr à volta da pista. Vimos também a grande magia do mágico e da sua assistente e a Minnie e o Mickey que estavam zangados, mas que acabaram por se reconciliar.
Para finalizar vimos os divertidos palhaços: o Bananinha e o Joaquinha.
Gostámos muito do circo! Muito obrigada!
Marta e Liliana (Eb1 de Fornelos - 3.º ano)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Ser Criança é...

Amar a família
Brincar alegremente
Caminhar pelos sonhos
Desfrutar
Explorar os mistérios da natureza
Fantasiar o mundo animado
Gostar do mundo
Habitar num livro de histórias
Implorar por um mundo melhor
Jogar
Ler histórias
Modernizar
Nascer várias vezes
Olhar pelos outros
Partilhar algo especial
Querer ser feliz
Rir, rir, rir...
Saborear a felicidade da vida
Ter imaginação
Unir os homens
Viajar num balão mágico
Xadrezar
Zelar por quem nos ama.

Alunos dos 3.º e 4.º anos da Escola Eb1 de Sandiães

domingo, 1 de junho de 2008

Dia da Criança


Convenção dos Direitos da Criança

Como já deves ter ouvido falar, as Nações Unidas aprovaram uma lei chamada "Convenção sobre os Direitos da Criança". Essa lei tem 54 artigos que explicam cada um dos teus direitos.
Os artigos que não referimos aqui dizem, sobretudo, respeito à forma como os adultos e os governos devem trabalhar em conjunto para que todas as crianças gozem dos seus direitos.

ARTIGO 1º
Todas as pessoas com menos de 18 anos têm todos os seus direitos escritos nesta convenção.

ARTIGO 2º
Tens todos esses direitos seja qual for a tua raça, sexo, língua ou religião. Não importa o país onde nasceste, se tens alguma deficiência, se és rico ou pobre.

ARTIGO 3º
Quando um adulto tem qualquer laço familiar ou responsabilidade sobre uma criança, deverá fazer o que for melhor para ela.

ARTIGO 6º
Toda a gente deve reconhecer que tens direito à vida.

ARTIGO 7º
Tens direito a um nome e a ser registado, quer dizer, o teu nome, o dos teus pais e a data em que nasceste devem ser registados. Tens direito a uma nacionalidade e o direito de conheceres e seres educado pelos teus pais.

ARTIGO 8º
Deves manter a tua identidade própria, ou seja, não te podem mudar o nome, a nacionalidade e as tuas relações com a família e menos que seja melhor para ti. Mesmo assim, deves poder manter as tuas próprias ideias.

ARTIGO 9º
Não deves ser separado dos teus pais, excepto se for para teu próprio bem, como por exemplo, no caso dos teus pais te maltratarem ou não cuidarem de ti. Se decidirem separar-se, tens de ficar a viver com um deles, mas tens o direito de contactar facilmente com os dois.

ARTIGO 10º
Se os teus pais viverem em países diferentes, tens direito a regressar e viver junto deles.

ARTIGO 11º
Não deves ser raptado mas, se tal acontecer, o governo deve fazer tudo o que for possível para te libertar.

ARTIGO 12º
Quando os adultos tomam qualquer decisão que possa afectar a tua vida, tens o direito a dar a tua opinião e os adultos devem ouvir seriamente o que tens a dizer.

ARTIGO 13º
Tens direito a descobrir coisas e dizer o que pensas através da fala, da escrita, da expressão artística, etc., excepto se, quando o fizeres, estiveres a interferir com o direito dos outros.

ARTIGO 14º
Tens direito à liberdade de pensamento e a praticar a religião que quiseres. Os teus pais devem ajudar-te a compreender o que está certo e o que está errado.

ARTIGO 15º
Tens direito a reunir-te com outras pessoas e a criar grupos e associações, desde que não violes os direitos dos outros.

ARTIGO 16º
Tens direito à privacidade. Podes ter coisas como, por exemplo, um diário que mais ninguém tem licença para o ler.

ARTIGO 17º
Tens direito a ser informado sobre o que se passa no mundo através da rádio, dos jornais, da televisão, dos livros, etc. Os adultos devem ter a preocupação de que compreendes a informação que recebes.

ARTIGO 18º
Os teus pais devem educar-te, procurando fazer o que é melhor para ti.

ARTIGO 19º
Ninguém deve exercer sobre ti qualquer espécie de maus tratos. Os adultos devem proteger-te contra abusos, violência e negligência. Mesmo os teus pais não têm o direito de te maltratar.


ARTIGO 20º
Se não tiveres pais, ou se não for seguro que vivas com eles, tens direito a protecção e ajuda especiais.

ARTIGO 21º
Caso tenhas de ser adoptado, os adultos devem procurar ter o máximo de garantias de que tudo é feito da melhor maneira para ti.

ARTIGO 22º
Se fores refugiado (se tiveres de abandonar os teus pais por razões de segurança), tens direito a protecção e ajuda especiais.

ARTIGO 23º
No caso de seres deficiente, tens direito a cuidados e educação especiais, que te ajudem a crescer do mesmo modo que as outras crianças.

ARTIGO 24º
Tens direito à saúde. Quer dizer que, se estiveres doente, deves ter acesso a cuidados médicos e medicamentos. Os adultos devem fazer tudo para evitar que as crianças adoeçam, dando-lhes uma alimentação conveniente e cuidando bem delas.

ARTIGO 27º
Tens direito a um nível de vida digno. Quer dizer que os teus pais devem procurar que não te falte comida, roupa, casa, etc. Se os pais não tiverem meios suficientes para estas despesas, o governo deve ajudar.

ARTIGO 28º
Tens direito à educação. O ensino básico deve ser gratuito e não deves deixar de ir à escola. Também deves ter possibilidade de frequentar o ensino secundário.

ARTIGO 29º
A educação tem como objectivo desenvolver a tua personalidade, talentos e aptidões mentais e físicas. A educação deve, também, preparar-te para seres um cidadão informado, autónomo, responsável, tolerante e respeitador dos direitos dos outros.

ARTIGO 30º
Se pertenceres a uma minoria, tens o direito de viver de acordo com a tua cultura, praticar a tua religião e falar a tua própria língua.

ARTIGO 31º
Tens direito a brincar.

ARTIGO 32º
Tens direito a protecção contra a exploração económica, ou seja, não deves trabalhar em condições ou locais que ponham em risco a tua saúde ou a tua educação. A lei portuguesa diz que nenhuma criança com menos de 16 anos deve estar empregada.

ARTIGO 33º
Tens direito a ser protegido contra o consumo e tráfico de droga.

ARTIGO 34º
Tens o direito a ser protegido contra abusos sexuais. Quer dizer que ninguém pode fazer nada contra o teu corpo como, por exemplo, tocar em ti, fotografar-te contra a tua vontade ou obrigar-te a dizer ou a fazer coisas que não queres.

ARTIGO 35º
Ninguém te pode raptar ou vender.

ARTIGO 37º
Não deverás ser preso, excepto como medida de último recurso e, nesse caso, tens direito a cuidados próprios para a tua idade e visitas regulares da tua família.

ARTIGO 38º
Tens direito a protecção em situação de guerra.

ARTIGO 39º
Uma criança vítima de maus tratos ou negligência, numa guerra ou em qualquer outra circunstância, tem direito a protecção e cuidados especiais.

ARTIGO 40º
Se fores acusado de ter cometido algum crime, tens direito a defender-te. No tribunal, a polícia, os advogados e os juizes devem tratar-te com respeito e procurar que compreendas o que se está a passar contigo.

ARTIGO 42º
Todos os adultos e crianças devem conhecer esta Convenção. Tens direito a compreender os teus direitos e os adultos também.

Assim, pode-se dizer que o Dia Mundial da Criança serve para lembrar um grande problema mundial: o esquecimento dos direitos das crianças.

Retirado do site "Júnior.TE".