quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Vamos reciclar


A separação de resíduos é , sem dúvida, muito importante. Por isso, decidimos arranjar uns caixotes velhos e pintá-los adequadamente para separarmos o lixo na nossa escola.

Alunos do 1.º ano da Escola E.B.1 de Fornelos

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Microsoft Publisher

A Princesa dos meninos da Escola Básica do 1.º Ciclo de Sandiães fez anos na passada quinta-feira. Porque gostamos muito dela, fizemos-lhe uma surpresa na aula de Tic: um postal. Vejam como ficou amoroso!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Dia dos Namorados

Sabe-se que o dia de S. Valentim só foi aceite pela Igreja Católica como forma de cristianizar um ritual pagão que se realizava todos os anos em Roma.
Os romanos tinham uma espécie de ritual para a passagem dos jovens para o mundo dos adultos. Era o festival da fertilidade.
No dia 14 de Fevereiro, prestava-se homenagem a Juno, a deusa casamenteira dos romanos e no dia seguinte, começava a festa de Lupercália.
Na noite da véspera desta comemoração, os nomes da raparigas romanas eram escritos em pequenos papiros ou folhas e colocados em jarrões.
Cada jovem rapaz de Roma ia até lá e tirava um, e a rapariga cujo nome tivesse retirado do jarrão seria sua companheira durante todo o festival. Às vezes, o emparelhamento durava o ano inteiro, acabando até em casamento!
Durante a implantação da Igreja Católica, esta tentou acabar com os elementos pagãos destes rituais, substituindo o nome das festividades pelo de santos.
Como o festival de Lupercália acontecia em meados de Fevereiro, nada melhor do que escolher S. Valentim para o apadrinhar.
E assim começou o dia de S. Valentim!

Romeu e Julieta, uma grande história de amor

Romeu e Julieta, dois amantes da peça de teatro de William Shakespeare, são provavelmente o mais famoso casal de todas as histórias de amor.
Filhos de duas famílias rivais italianas (os Capuleto e os Montéquio), Romeu e Julieta apaixonaram-se perdidamente.
Como não podiam assumir o seu amor por causa do ódio das suas famílias, resolveram fugir e casar às escondidas.
O pior aconteceu quando, no meio de um elaborado plano que mete poções e muitos enganos, Romeu pensa que Julieta está morta. Ele não tendo qualquer razão de viver, suicida-se.
Quando Julieta, que estava num estado de letargia, acorda e vê Romeu morto ao seu lado, faz o mesmo que ele.
Dessa forma triste termina uma das mais belas histórias de amor.
Hoje em dia, mais de 400 anos depois da primeira apresentação da peça, Romeu e Julieta continuam a ser os símbolos do amor perfeito.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Desfile de Carnaval

Hoje é dia de desfile de Carnaval nas escolas.
Os meninos e meninas saem às ruas e desfilam os seus fatos carnavalescos de acordo com o tema escolhido.
Vê-se o entusiasmo no rosto de cada um, acertam-se os últimos preparativos, saem à rua e lançam-se as serpentinas e os confettis.
É um verdadeiro dia de festa!